16 março 2006

Nunca é demais lembrar...













Porque a meu ver, este tipo de informação é importante, aqui fica o resultado de um conjunto de entrevistas a um grupo de violadores a cumprir pena de prisão e que foram entrevistados para saber o que procuram numa potêncial vítima. Eis alguns factos interessantes:

  1. A primeira coisa que reparam numa potencial vítima é o penteado. É mais provável que ataquem uma mulher com rabo-de-cavalo, trança ou qualquer outro penteado que seja possível puxar mais facilmente. É provável também que ataquem mulheres com cabelos longos. Mulheres com cabelos curtos não são alvos comuns.
  2. A segunda coisa que reparam é a roupa. Vão procurar para mulheres em que a roupa seja fácil de tirar rapidamente. Também procuram mulheres a falar ao telemóvel ou a fazer outras coisas enquanto andam – Isto indica que estão desatentas e desarmadas e podem ser facilmente apanhadas.
  3. A hora do dia em que mais mulheres são violadas e atacadas é no começo da manhã, entre as 5:00h e 8:30 horas.
  4. O lugar preferencial para apanhar mulheres é o lugar onde ficam os estacionamentos de escritórios. Em segundo lugar, estão as casas de banho públicas.
  5. Apenas 2% dos violadores anda armado. Isto porque a pena para uma violação é de 3 a 5 anos de prisão - mas para violação com armas, é de 15 a 20 anos.
  6. Geralmente procuram atacar de forma e em lugares que possam carregar a mulher rapidamente para um outro local, onde não tenham que se preocupar em ser apanhados. Se esboçar qualquer reacção de luta, costumam desistir em aproximadamente dois minutos: acham que não vale a pena, que é perda de tempo.
  7. Disseram que não agarram mulheres que levam guarda-chuvas ou objectos que possam ser usados como arma a uma certa distância (chaves não os intimidam, porque para serem usadas como arma, a vítima tem que deixá-los chegar muito perto).
  8. Se alguém a seguir numa rua ou numa garagem ou se estiver com alguém suspeito num elevador ou numa escadaria, olhe-o no rosto e pergunte alguma coisa, tipo "Que horas são?" Se for um violador, terá medo de ser posteriormente identificado e perderá o interesse em tê-la como vítima. A ideia é convencê-lo de que não vale a pena chegar até si.
  9. Se alguém saltar à sua frente, grite! A maioria dos violadores disse que largaria uma mulher que gritasse ou que não tivesse medo de lutar com ele. Novamente: eles procuram ALVOS FÁCEIS. Se empunhar um spray de pimenta e gritar, poderá mantê-lo à distância e é provável que ele fuja.
  10. Esteja sempre atenta ao que se passa à sua volta. Caso perceba algum comportamento estranho, não o ignore. Siga os seus instintos. Poderá até descobrir que se enganou, ficar meio desnorteada no momento, mas pode ter certeza de que ficaria muito pior se realmente fosse atacada.
  11. Em qualquer situação de perigo, caso queira gritar, grite sempre "FOGO! FOGO!" e muito mais pessoas acudirão (curiosos). Caso o seugrito seja "socorro!" a maioria das pessoas não reage, por medo.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Isto é tudo um bocado pró ridiculo. Podiam-se fazer milhentos conselhos com matéria totalmente diferente. E à partida esquece-se uma coisita simples de estatística global: é que a esmagadora maioria dos ataques a mulheres sejam violações ou agressões ocorrem dentro de casa ou de espaços conhecidos e feitas por pessoas suas conhecidas. Que pelam visto se estão nas tintas para rabos de cavalo...

quarta-feira, março 29, 2006  

Enviar um comentário

<< Home