29 março 2005

A imensidão dentro de nós

- Lá fora - disse-lhe eu suavemente - no jardim.

Ele olhou para Anouk, ainda adormecida no sofá e concordou. Junto encaminhamo-nos lá para fora sob o céu púrpura e estrelado.

O jardim estava quente do brilho dos fogareiros. as seringueiras e os lilases da pérgula de Narcisse cobriam-nos como um manto perfumado.
Deitamo-nos na relva como crianças.

Não fizemos promessas, não dissemos palavras de amor, embora ele fosse delicado, quase desapaixonado, deslizando com uma lenta doçura pelo meu corpo, lambendo-me a pele com a língua excitada. Sobre a sua cabeça o céu era negro-púrpura como os seus olhos e via-se a constelação da via láctea como uma estrada pelo mundo fora.

Eu sabia que esta seria a única vez entre nós e senti apenas uma ténue melancolia.

Uma crescente sensação de plenitude inundou-me, sobrepondo-se à minha solidão, até à minha tristeza por Armande.

Mais tarde haveria tempo para o luto. Para já, espanto apenas: eu, nua, deitada na relva, o homem silencioso ao meu lado, a imensidão sobre nós e a imensidão dentro de nós.

Ficamos deitados durante muito tempo, eu e Roux, até o nosso suor esfriar e pequenos insectos nos percorrerem os corpos e cheirarmos a alfazema e a tomilho do canteiro aos nossos pés, quando, ao darmos as mãos, observamos a rotação insuportavelmente lenta do céu...

O vento soprava agora dentro de mim, arrastando-me com o seu implacável imperativo. Mesmo no centro, um pequenino espaço ainda milagrosamente sereno, e a sensação quase familiar de algo novo...

Também isto é uma espécie de magia, que a minha mãe nunca compreendeu, e, contudo estou mais certa desta...desta coisa nova, milagrosa dentro de mim...do que de qualquer outra coisa que tenha feito antes. Compreendo por fim porque me saíram os amantes naquela noite.

Guardando ciosamente este saber, fechei os olhos e tentei sonhar com ela, tal como fiz naqueles meses até Anouk nascer, uma pequenina estranha com faces rosadas e olhos pretos vivos.
Quando acordei, Roux fora-se embora e o vento voltara a mudar.


CHOCOLATE
Joanne Harris